Harmonização Quatro Graus Oh My Hops! | Por Ivan Ramalho

Hey, como vai?

Com esse tempo ameno que tem feito no aqui no Rio, o Sommelier de cervejas Ivan Ramalho resolveu fazer uma harmonização que combina com esse clima e, mais uma vez, compartilhou com a gente aqui do Cerveja Mestra.

Hmmmmm!

Vamos a ela:

Cerveja: Quatro Graus Oh My Hops! (você pode comprar aqui).
Prato: Vichysoisse.

A Cerveja Quatro Graus Oh My Hops!

A cerveja escolhida da vez foi a Quatro Graus Oh My Hops!, uma American Barleywine com potentes 12% ABV, aroma floral, herbal e um leve cítrico. No sabor, destaca-se o amargor bem pronunciado e, em segundo plano, um dulçor residual lembrando caramelo, um equilíbrio bem interessante.

A quantidade de lúpulos usada na Oh My Hops! foi enorme. No total, foram cinco técnicas de lupulagem, da brassagem ao último dry-hopping, que conferiram a essa cerveja potentes 60,6 IBUs.

Para fazer o prato

Mas o que diabos é Vichysoisse afinal, você deve estar se perguntando? É uma sopa cremosa francesa a base de creme de batatas, com alho poró, creme de leite e noz-moscada.

Na versão feita pelo Ivan, ele acrescentou também pedaços de queijo gorgonzola na hora de servir, para complementar a harmonização.

Veja a receita da Vichysoisse no vídeo abaixo:

 

A harmonização

Esse beer pairing foi elaborado por contraste.

amargor do lúpulo da Oh My Hops! realçou o alho poró e a noz-moscada, intensificando o sabor condimentado do creme.

Em segundo plano entra o dulçor da cerveja contrastando com o sal do gorgonzola e amenizando o condimentado realçado pelo lúpulo. Segundo Ivan, a Vichysoisse é um prato originalmente bem suave, mas o gorgonzola deu um toque a mais de sal.

Uma experiência maravilhosa na boca, valendo para os dias mais frios.

Conheça mais sobre o trabalho do Ivan clicando aqui.

Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *