Dia da Cerveja Brasileira: saúde!

Comemorado todo dia 05 de junho, o Dia da Cerveja Brasileira celebra a ascensão e consolidação da cerveja artesanal no mercado nacional.

A data foi sugerida em 2012 pelos Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC), como uma homenagem ao mestre cervejeiro Ruprecht Loeffler, dono da Cervejaria Canoinhense.

“Seu Leffa”, como era conhecido pela população de Canoinhas (SC), era um homem muito querido e apaixonado por cerveja. Faleceu em 2011, aos 93 anos, como o mais antigo mestre cervejeiro em atividade até aquela data, deixando sua contribuição para a história da cerveja artesanal brasileira.

Por que brindar o Dia da Cerveja Brasileira?

Motivos não faltam para se comemorar este dia.

O mercado de cerveja artesanal brasileira vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Segundo pesquisa publicada em dezembro de 2016 pelo Instituto da Cerveja, em 2005 havia no país apenas 46 cervejarias artesanais. Já em 2015, dado mais recente da pesquisa, esse número chegou a 372!

Apesar do constante crescimento, ainda há muito espaço se expandir: em 2016, as cervejas artesanais representavam 0,7% do volume total de cervejas no país. Dá para esse número crescer bastante, não é mesmo?

As previsões são otimistas e indicam que cerveja artesanal não é uma simples e passageira “modinha”. É o nascimento de uma nova cultura e, definitivamente, veio para ficar.

Saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *