Cerveja de presente: um guia simplificado e dicas (kit cerveja artesanal, taça de cerveja e outros)

SIM! Dar cerveja de presente pode ser só sucesso, bastando penas observar dois pontos simples: você deve conhecer um pouquinho sobre a cerveja e sobre quem vai recebê-la. Facinho, facinho. Vem comigo que te mostro como acertar!

Todo fim de ano é a mesma coisa: festa da firma, Natal na casa de parentes e confraternizações com TODOS os círculos de amizade que você tem na sua vida – pessoal da academia, da faculdade, do cursinho, pais dos amiguinhos dos filhos, galera da confraria, do clube do livro e por por aí vai. E é certo que em quase todos esses eventos você vai se deparar com a famigerada brincadeira do amigo oculto. Haja criatividade para tanto presente!

Para você não ficar conhecido como aquela pessoa que dá meias e porta-retratos todo ano, resolvi dar algumas dicas de como surpreender com a cerveja certa (ou item cervejeiro) o seu amigo oculto ou quem quer que seja que você vai presentear nessas festas.

O que você precisa saber para acertar na cerveja de presente

O básico: que cerveja NÃO é tudo igual. Há diferentes estilos, muito diferentes uns dos outros.

Mas calma lá, não precisa jogar tudo pro alto e correr para a primeira loja de “presentes criativos” que você conhece. Não é nenhum bicho de sete cabeças!

A maioria das cervejas, na verdade, traz informações preciosas no próprio rótulo ou na descrição do produto – no caso de você comprar numa loja on-line.

Uma boa forma de procurar saber mais sobre uma cerveja é lendo as avaliações e resenhas de outros bebedores. Geralmente, em lojas virtuais, há avaliações na própria página do produto. Você também pode acessar um site especializado nisso, como o Brejas e o Untappd. Numa rápida pesquisa nesses portais, você fica sabendo a opinião de dezenas de pessoas sobre aquele determinado rótulo.

cerveja de presente
Tudo isso é cerveja, sabia? Viu como podem ser diferentes?

Três dicas simples e rápidas

Dica 1: atenção ao amargor!

Uma característica que merece atenção especial na hora de se escolher uma cerveja para dar de presente é o amargor. A escala IBU (International Biterness Unit, ou Unidade Internacional de Amargor em Português) vai de zero a 120. Quanto mais próximo de zero for esse número, menos amarga é a cerveja e quanto mais perto de 120, mais amarga ela é.

Uma cerveja com 40 IBU provavelmente já será considerada amarga por paladares menos habituados ao amargor, mas isso não impede que a pessoa curta aquele rótulo – afinal, amargor a gente aprende a gostar e quando a gente gosta de vez, não tem mais volta.

India Pale Ales, American Pale Ales, English India Pale Ales e Russian Imperial Stouts, por exemplo, são estilos de cervejas que costumam apresentar um IBU mais elevado. Eles devem ser evitados por pessoas que se incomodam com um amargor mais presente, mas são as primeiras opções para quem vai presentear alguém que curte cervejas mais intensas.

Munich Helles, Vienna Lager, Kolsch e Weiss, por outro lado, são exemplos de cervejas menos amargas, mais suaves e fáceis de beber.

Dica 2: Sour Ales, as cervejas azedas

Os estilos sour entraram recentemente na “moda cervejeira” e a cada dia que passa há mais rótulos do tipo no mercado.

Sours são cervejas ácidas, que apresentam um paladar mais azedinho, geralmente conferido pela utilização de leveduras selvagens na fermentação.

Aprenda mais sobre sours clicando aqui!

São cervejas que agradam a muitas pessoas, mas causam estranheza em outras. Por isso, se quem vai receber o presente ainda não está habituado à pluralidade de sabores do universo cervejeiro, é melhor arriscar em outros estilos mais tradicionais e democráticos. Se você está nessa situação e vir no rótulo ou descrição do produto as palavras sour, wild ale e brettanomyces, passe para outra.

Já se o seu presenteado é uma pessoa mais ousada, que gosta de experimentar coisas novas e diferentonas, pode arriscar nas cervejas azedinhas que ele provavelmente vai curtir!

cerveja denver connection
A Denver Connection é uma cerveja sour, produzida pelas cervejarias Crazy Mountain, Hija de Punta, Marmota Brewery e Hocus Pocus.

Dica 3: cervejas extremas

Apesar de ser um bebida em geral pouco alcoólica, principalmente se comparada a outras bebidas etílicas que costumamos consumir, algumas cervejas apresentam um teor alcoólico de respeito.

A Black Anthrax, da cervejaria Quatro Graus, por exemplo, possui nada menos que 17,5% ABV (Alcohol By Volum, ou álcool por volume em Português). Além da alta potência alcoólica, a Black Anthrax é uma cerveja de paladar complexo e corpo alto, que vai exigir um pouco mais do bebedor do que uma simples cerveja de trigo.

Esse tipo de cervejas são experiências engarrafadas e geralmente ficam na memória das pessoas que têm a chance de degustá-las. São um presentão, mas para pessoas que estão preparadas para potência, complexidade e densidade.

Indo além das garrafas e latas

Além da bebida propriamente dita, há ainda outras possibilidades de presentes que envolvem o mundo cervejeiro e que têm tudo para agradar aquele seu amigo apaixonado por cerveja.

Veja algumas sugestões da loja Bro’s Beer!

Kit cerveja artesanal: pronto para presentear

Os kits de cerveja são uma escolha quase certa quando pensamos em presentear alguém com essa bebida que tanto amamos.

Há opções com cervejas de rótulos diferentes, cervejas iguais, com taças e copos. Além disso, eles costumam vir em caixas bem bonitas, prontos para presentear.

Confira algumas opções de kit cerveja da loja Bro’s Beer clicando aqui.

kit cerveja kit cerveja artesanal
O que dizer desse kit maravilhoso da Hocus Pocus?

Copos da cervejaria do coração

Servir uma cerveja no copo certo para o seu estilo é essencial para um serviço completo e para a apreciação de tudo que ela tem a oferecer. E se o copo for oficial da sua cervejaria do peito, melhor ainda, ?

Veja alguns copos e taças de cerveja de algumas das principais cervejarias do Rio clicando aqui.

Estilo cervejeiro: camisas e bonés

Quem disse que cerveja e moda não combinam? 😛 Camisas e bonés são boas opções de presentes para aquele amigo fã declarado de alguma cervejaria.

Ah, e fica ainda melhor se junto com a peça fashion for enviada uma garrafa ou lata da cerveja preferida da pessoa. Presentão, viu!

Veja aqui algumas opções de blusas e bonés cervejeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *