7 Cervejarias para ficar de olho em 2019

Fala! Estamos de volta aqui no Cerveja Mestra depois de uma breve pausa, que usamos para descansar e planejar este novo ano.

E, por falar em 2019, já vamos começar dando spoiler deste ano que promete em termos cervejeiros.

Confira abaixo uma prévia sobre o que esperar de algumas das cervejarias mais hypadas do momento:

1 – Hocus Pocus

A cervejaria mais psicodélica, mágica e querida do Rio de Janeiro promete muita novidade para 2019, o primeiro ano em que contará com fábrica própria.

Esses dias tive uma boa conversa com o Bruno Mansur, um dos sócios da cervejaria Hocus Pocus.

Perguntei se em 2019 daria para esperar muita novidade dos magos cervejeiros, ou se seria um período de adaptação ao novo modelo de negócio.

Segue a resposta:

“Cara, você pode ter certeza que 2019 vai ter muuita coisa nova, muita coisa legal. Realmente 2018 foi um ano em que a gente não conseguiu focar em inovação, porque construção de fábrica, migração de fábrica… isso tomou absolutamente todo o tempo que a gente pensou ter disponível ao longo de 2018, mas, cara, em 2019 a gente vai lavar a alma também.

Então, pode noticiar que não vai ser notícia falsa. Não é Fake News!”

Pois como missão dada é missão cumprida, cá estou eu noticiando!

2 – Quatro Graus

Se 2018 já foi um ano extremamente inventivo para os cientistas cervejeiros da Quatro Graus, 2019 promete ser ainda mais inovador.

O último lançamento deles (You Craft Me) mostrou aquilo que parece ser uma nova tendência para a cervejaria: aproximar-se dos pontos de venda e dos consumidores, para conseguir entregar aquilo que está sendo demandado pelo público, sem perder, é claro, a identidade própria da cervejaria.

Inclusive, a cervejaria já começou a divulgar em suas redes sociais algumas Sours descansando em barricas de madeira, prometendo um 2019 mais ácido.

3 – 5Elementos

Não seria exagero dizer que a cearense 5Elementos foi a cervejaria sensação de 2018.

A cervejaria, que já era conhecida pela excelência de suas cervejas (em especial as complexas) fez um 2018 de receitas impecáveis, entre as quais se incluem as 3 versões da linha Pancake Brunch Stout e também colaborativas memoráveis, como a Sweet Symbiosis (c/ Quatro Graus) e Dogmatic Element (c/ Dogma).

Conversei com Wellington, mestre-cervejeiro da 5E e ele me confidenciou que em 2019 a intenção da cervejaria é lançar várias barrel aged, incluindo Sweet Symbiosis e Reserva, que também terão lotes novos no ano.

Além disso, haverá a ampliação da linha Pancake Brunch e novas collabs com Three Monkeys, Salvador e Cuesta.

4 – Octopus

A Octopus foi outro destaque em 2018 e promete chegar em 2019 com vários lançamentos de peso.

O primeiro deles (e provavelmente o principal), com lançamento previsto para fevereiro.

Estou falando da Old Black: uma Russian Imperial Stout envelhecida em barricas de amburana e com uma pegada sustentável que vai ao encontro do slogan da cervejaria: MUSIC. NATURE. BEER.

Vem ainda a Big Mamma, Russian Imperial Stout e uma NE Triple IPA single hop com um dos melhores e mais caros lúpulos da galáxia (vou presumir que você sabe de qual estou falando).

5 – Oceânica

Em conversa com Caio Delgaudio, um dos mestres cervejeiros da Oceânica, ele mandou avisar que para este ano devem ser reeditadas as parcerias com Hocus Pocus e Dogma para novas colaborativas.

Os estilos ainda não foram definidos e os lançamentos também não tem previsão certa, mas é bom para já marcar na wish list.

No curto prazo, deve vir uma hop sour pela frente, o que foge bastante o padrão das sours que foram lançadas pelas cervejarias brasileiras em 2018.

Vem por aí ainda mais um rotulo de linha e a terceira edição do festival Dive In, que – como de hábito – trará diversas novidades.

Pelo que pareceu para mim, o 2019 da Oceânica será de muitos lançamentos e bastante versátil, o que – diga-se de passagem – já se tornou uma marca registrada da cervejaria.

6 – BrewLab

A 7ª cervejaria mais bem avaliada de todo o Brasil no Untappd apostou principalmente na versão on tap de suas criações em 2018.

Já em 2019, o cervejeiro Lucas Esteves prometeu muita novidade em garrafas e latas.

A primeira novidade da BrewLab será a linha Haze Base, que trará NE IPAs com versões Citrus, Coconut e Mango.

7 – O Motim

A cervejaria O Motim também está com planos inovadores para 2019.

Conversei com o mestre cervejeiro Salo Maldonado e ele me adiantou algumas novidades.

A primeira delas é a linha Canudos Brasil, que trará uma série de versões da Saison de linha Canudos envelhecidas em diferentes madeiras brasileiras.

Castanheira, Amburana e Jequitibá estão confirmadas como as primeiras versões.

Teremos ainda novas versões de outros dois rótulos: Novembrada Catharina, que vai se chamar Novembrada Carioca, e Bol’Shoy Kofe Tzar, a versão com café dessa Russian Imperial Stout maturada em carvalho francês.

Além de todas essas novidades, a cervejaria irá lançar neste ano sua primeira Milkshake IPA.

BÔNUS – Bro’s Beer (será?)

Estamos pensando em conversar com algumas cervejarias para tocar um projeto de colaborativas que trarão cervejas intensas, que eu sei que você vai gostar.

As cervejarias tem a expertise dos processos cervejeiros, mas, cá entre nós, somos nós que temos a expertise de saber aquilo que você gosta.

Como sabemos? Muita pesquisa e muita informação do bando de dados, digo… banco de dados da nossa loja virtual www.brosbeer.com.br!

Tem como dar errado?

Se você apoia essa ideia maluca, deixa um comentário aqui em baixo dizendo: eu apoio.

Você não tem ideia do quanto esse feedback é importante para a gente, que é pequeno, decidir no que focar.

Valeu!

11 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *