Cerveja e sorvete grátis para quem anda de bicicleta ou transporte público: sim, isso existe

Mas, infelizmente, não é no Brasil que isso acontece – ainda. É a cidade de Bolonha, na Itália, que recompensa com cerveja, sorvete e outros brindes cidadãos que deixam o carro particular na garagem e optam por meios alternativos de locomoção.

O sistema de recompensa foi implementado para diminuir a emissão de gases causadores do efeito estufa, que aceleram o aquecimento global. A iniciativa é do urbanista italiano Marco Amadori.

O sistema funciona através de um aplicativo chamado Bella Mossa, que em tradução livre do Italiano significa “Bom Trabalho”. Ali, os cidadãos registram as viagens que faz em transporte público ou bicicleta e acumulam pontos, que podem ser trocados por brindes em estabelecimentos parceiros do programa (são mais de uma centena deles!).

“Ah, mas isso nunca funcionaria no Brasil”, você pode estar pensando. Parece mesmo fácil demais trapacear.

Porém, não se engane, pois o aplicativo conta com um sistema de GPS que rastreia a velocidade e duração da viagem para conferir se estão de acordo com o tipo de viagem selecionada no Bella Mossa.

A iniciativa é financiada com recursos da União Europeia e da Prefeitura de Bolonha. Além de ser ecologicamente sustentável, o programa também é um incentivo à prática de atividade física.

E aí, você trocaria o carro pela bicicleta para ganhar uma cerveja grátis? Deixa aí nos comentários.

Matéria original: BBC News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *