Cervejarias para visitar no Rio de Janeiro: Lagos Cervejaria

 

Lagos Day Tour acontece no próximo sábado, 16 de fevereiro. Ingressos incluem tour guiado pela cervejaria e degustação de três cervejas direto do tanque.

Como é a Lagos Cervejaria

A Lagos nasceu para atender a crescente demanda de cervejarias ciganas por um lugar onde pudessem produzir suas receitas com qualidade. A cervejaria fica em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro inspiração para o nome? Talvez 😉.

Comandada pelo mestre cervejeiro Rafael Torresini, a fábrica atende dezenas de cervejarias do Estado. Grandes marcas do Rio, como Quatro Graus, 3Cariocas e 2cabeças, produzem ou já produziram alguma coisa por lá.

A cervejaria é grandiosa e muito bem estruturada. Além dos emblemáticos tanques fermentadores, lá dentro é possível contemplar também as panelas de brassagem, clarificação e fervura, envasadora, barricas de madeira utilizadas para envelhecer cerveja e outros equipamentos.

Lagos Day Tour

A Lagos oferece tours em datas específicas. As visitas são feitas em grupo e geralmente acontecem no sábado. O tour é guiado pelo mestre cervejeiro Rafael e por um dos sócios da cervejaria.

Além da visitação guiada, é montado uma espécie de biergarten no jardim da cervejaria, onde é possível comprar e saborear chopes fresquíssimos e itens de merchan da marca, como copos e camisas. Lá você também vai encontrar trucks servindo comida e poderá curtir um som ao vivo.

cervejaria lagos day tour
Coisinhas da Lagos e chope para beber na hora ou levar para casa. Foto: Lagos divulgação.

O acesso ao jardim é livre, então você não precisa necessariamente comprar o tour para curtir essa parte do passeio. Se você já fez a visitação guiada em outra oportunidade ou está apenas acompanhando algum amigo que vai fazer, pode ficar no biergarten sem problema nenhum.

Os tours acontecem ao longo do dia, em intervalos de uma hora e meia entre eles. O horário é marcado no momento da compra do seu ingresso. É necessário estar de sapato fechado e ter mais de 18 anos para participar da visitação.

Reserve seu lugar no próximo Lagos Day Tour clicando aqui.

Por dentro da fábrica

O passeio já começa do jeito que a gente gosta: com um copo na mão. Na sala principal, ao lado dos fermentadores, os guias se apresentam e falam um pouco sobre a cervejaria.

cerveja weiss lagos
A primeira cerveja que provamos foi a Weiss white label da Lagos.

Nesse momento, eles também falam um pouco sobre o que é a cerveja, seus principais ingredientes e processo de produção. Foram passados alguns tipos de malte de cevada e trigo em copinhos para que pudéssemos sentir o aroma e sabor. O mesmo foi feito com lúpulo e fermento.

Dali, seguimos para a sala de utilidades, onde estão o tanque de água, caldeirão e uma máquina responsável por resfriar a água. Essa sala é extremamente importante para a fábrica, pois a produção de cerveja envolve um rígido controle de temperatura em todos as etapas do processo e é através desses equipamentos que esse controle é feito.

A sala de malte fica no segundo andar da sala de utilidades, estrategicamente colocada ali para aproveitar a ajuda da gravidade no momento de passar o malte moído para a panela de brassagem, que fica sala ao lado, logo abaixo.

Vemos as sacas de maltes de cevada e trigo e o processo de moagem é explicado.

Dali, seguimos de volta para o salão principal, onde estão as panelas de brassagem, clarificação e fervura. É ali que nasce o mosto, o precursor da cerveja nesse processo.

Um detalhe legal é que o bagaço gerado no processo de brassagem é doado pela Lagos para fazendas locais, diminuindo assim a geração de resíduos e desperdício.

A próxima parada do tour é nos tanques de fermentação e maturação. Ali aprendemos um pouco sobre essas etapas do processo de produção de cervejas e podemos degustar mais uma criação do Rafael, a Hoppy Lager white label da Lagos.

No dia em que visitamos a fábrica, um dos tanques estava a todo vapor na fermentação. Se liga:

Airlock tamanho família 😛

Nossa penúltima parada foi ao lado dos barris de madeira, onde também estavam alguns equipamentos de filtragem e uma máquina chamada Hop Storm, que funcionada como um dry-hopping, mas de maneira quase instantânea.

Olha ele aí!

Por último, visitamos a sala de envase e pasteurização. As máquinas estavam paradas no dia, afinal, era um sábado e, se estivessem funcionando, provavelmente não poderíamos estar ali dentro. Mas já tive a oportunidade de vê-la funcionando numa outra visita que fiz à cervejaria, a trabalho.

E ali termina nossa visita guiada. Nos despedimos dos guias e voltamos ao biergarten no jardim da fábrica, onde ficamos praticamente quase até o anoitecer, bebendo cerveja boa com os amigos.

P.s.: ao todo, degustamos três cervejas durante a visita à fábrica. Porém, como eu já fui há um tempo, infelizmente não lembro qual foi o terceiro rótulo. 😡 foi mals, galera.

Como faço para ir ao Lagos Day Tour?

O próximo tour acontece no sábado, 16 de fevereiro, a partir das 11h. Você pode comprar o seu ingresso aqui. A cervejaria fica em Saquarema, no Rio de Janeiro.

O legal é juntar uma galera, fazer o tour e passar o dia inteiro por lá curtindo. Se não tiver um motorista da rodada, aproveite para ficar em Saquarema mesmo e curtir uma praia no dia seguinte. A cidade é gostosinha e tem um vibe boa.

Já fez o tour da cervejaria Lagos? O que achou? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *